Conhecer e compreender as faturas dos distribuidores com os quais existe relação comercial; além disso, o farmacêutico deverá ser um bom negociador e empresário para conseguir os maiores lucros para a sua farmácia; deverá, também, dar uma real importância ao pedido inicial como instrumento de financiamento. É preciso compreender, também, as condições comerciais dos distribuidores, dos grupos de compras e dos laboratórios. São estes alguns dos pontos de especial interesse para a farmácia.
No último encontro on-line de 2020 da FarmaQuatrium, “Como melhorar a rentabilidade no dia-a-dia e as chaves para facilitar o financiamento na compra de uma farmácia”, participou Olga Molina, Responsável pela FarmaVerita e foi moderador Gustavo Castro, Responsável pela Área Financeira da FarmaQuatrium.
No seu seguimento foram esclarecidas as principais questões levantadas durante o webinar:
Como podemos melhorar a margem das nossas compras aos grossistas?
Devemos ter em consideração se o distribuidor atual é o adequado para a nossa farmácia, e confirmar se é ele quem pode melhorar a rentabilidade, sendo clara a sua política comercial.
Sabemos que as faturas dos distribuidores são complicadas (dependendo do tipo de produtos). Quais são os pontos-chave que deveríamos ter em conta para melhorar a compreensão?
Cada distribuidor tem o seu tipo de fatura, por isso temos que estar suficientemente confiantes para falar com o distribuidor para que seja ele próprio a dizer-nos qual a política comercial que nos está a aplicar. Estes são os pontos-chave a serem levados em consideração.
- Qual é o equilíbrio ideal entre comprar ao distribuidor e comprar diretamente ao laboratório?
No início, pensou-se que o ótimo seria 60 % da compra a um distribuidor e 40 % da compra a um laboratório. O problema é que a cada dia os laboratórios tornam as compras mais complexas, pois estabelecem condicionantes de compra bastante exigentes e, por outro lado, as farmácias não conseguem chegar à compra direta.
Neste sentido, os distribuidores têm procurado facilitar a atividade das farmácias desenvolvendo plataformas, grupos de compra, transfers partilhados, transfers diferidos, etc… tentando que as farmácias possam ter as mesmas condições como se comprassem diretamente ao laboratório.
Atualmente a tendência, devido às amálgamas de estrutura ao nível do distribuidor, está a mudar. Neste momento, a percentagem ideal seria 70 % ao distribuidor e 30% da compra ao laboratório.
- Importância global da rentabilidade nos encargos intermédios do distribuidor. Quais devemos ter em consideração?
Os encargos mais comuns que existem são os encargos de serviço, os encargos de logística, os encargos financeiros (fazem referência aos métodos de pagamento) e encargos de franquia (quando lhe dão um desconto numa parte específica da compra que foi feita).
- Pontos a ter em conta ao comprar ao distribuidor com encargo e desconto.
Temos que ter claro sobre onde são aplicados os descontos, bem como o volume de compras de cada farmácia e, dentro dos volumes, a taxa de IVA aplicada, já que cada farmácia tem as suas especificidades.
- Recomenda pertencer a um grupo de compras? A partir de que volume de negócios é lucrativo?
Sim, recomendo pertencer a um grupo de compras. Mas não só é importante levar em conta o volume de faturação mas, também, como funciona um grupo de compras, já que existem alguns condicionantes muito básicos.
Qual é o valor que o FarmaVerita contribui para a gestão de compras na área administrativa da farmácia? Como nos pode ajudar e facilitar o aumento da rentabilidade?
O objetivo da FarmaVerita é ensinar o farmacêutico a ver o que realmente está a acontecer na sua farmácia, fazendo uma análise das despesas e vendo como estas afetam e quais podem ser reduzidas. O farmacêutico deve entender como funciona, saber que margens podem ser alteradas para aumentar a rentabilidade após a realização da análise por parte da FarmaVerita.
. O que é um pedido inicial e como este pode ajudar no financiamento no momento da compra de uma farmácia?
O pedido inicial ou pedido de financiamento é normalmente utilizado no momento da compra e venda de uma farmácia e, também, para um determinado momento em que necessita de financiamento. Consiste em solicitar entre dois ou três meses de encomendas em que não paga nada sendo, posteriormente, fixadas algumas taxas; portanto, trata-se de uma capitalização. É um adiantamento de dinheiro para poder investir na compra e venda da farmácia e, assim, minimizar a necessidade de financiamento solicitado a uma entidade bancária.
- Que pontos devem ser considerados ao assinar um pedido inicial?
Tem que tomar atenção no que terá que devolver e as condições que vão ser estabelecidas regularmente; é importante negociá-las. Aqui deve levar em consideração os prazos de carência, o volume de compras que serão exigidos, o tempo de devolução e as taxas de juros, bem como as cláusulas de penalização e saber quando pode efetuar o cancelamento e em que condições. É uma ferramenta muito positiva e útil em situações de falta de liquidez.