Com os dados atuais, em 2020 consolidam a liderança no mercado de compra e venda de farmácias, um prémio duplo num ano tão atípico. Mostram-se encantados por celebrarem 10 anos de êxito, sendo que o mais importante não é quantos se fazem, mas sim como”.
A FarmaQuatrium celebra dez anos. Perguntamos ao Fernando Pais Fagin, diretor geral do Grupo Quatrium, como pensava assinalar esta data. “Eu gosto de ser prudente, coerente e consequente comigo mesmo, com a equipa com mais de 110 pessoas que fazem parte do Grupo Quatrium e, especialmente este ano, com o ambiente. Por isso, apesar de termos muitas ações previstas para 2021, que já estavam em 2020, este ano que termina lançamos a campanha “10 anos compartilhando o futuro”, com uma mensagem clara: não importa quantos, mas sim como”, responde. Desta forma, pretendem comunicar que estão no mercado da compra e venda de farmácias há uma década e que ajudaram a construir o futuro de muitas pessoas que procuram uma Farmácia de Oficina. No entanto, não uma qualquer, “a sua, a que tem o seu nome”.
“Estamos felizes por completar 10 anos. É um sinal saudável, uma mistura de juventude e de experiência fruto de cada operação realizada. O mais importante não é quantos se cumprem, mas sim como, e fazemo-lo sendo líderes nacionais na compra e venda de farmácias nos últimos anos. Além disso, com os dados que dispomos atualmente este ano iremos liderar de novo a compra e venda de farmácias pelo terceiro ano consecutivo, um duplo prémio para nós, num ano tao atípico”, acrescenta. Afirma que, chegar a esta década, não teria sido possível sem a confiança dos seus clientes e colaboradores e sem a equipa que se aplica todos os dias. Reforça que chegaram até aqui, “com o mérito de todos” e, com eles esperam continuar com o compromisso de ajudar a construir o futuro de muitas farmácias.
Esperaram até ao final do ano para, também, ter um papel motivador “sendo uma injeção de garra, otimismo e reconhecimento, tanto para a equipa como para os restantes amigos, clientes e profissionais do setor que fazem parte da sua grande família. Com todos eles pensa em celebrar, porque se há algo que aprendeu é que “existe sempre um motivo para celebrar, da maneira que seja e adaptando-nos ao momento”.
A motivação é fundamental
Como disse, foram líderes nacionais em 2018 e 2019 na compra e venda de farmácias e, este ano prevê-se que consolidem a liderança, pelo terceiro ano consecutivo. Este natal todas as suas comunicações transmitem a mesma mensagem:”2021 só poderá ser melhor”. Esta frase resume a receita desse êxito que fala. Tratam de transmitir essa mesma ideia a cada ano que termina. Pais Fagín sustém que a motivação é fundamental. Sublinha que “saber rodear-se dos melhores, faz-te melhor” e que assim é a sua equipa.
O seu balanço destes dez anos é claro: “o nosso caminho está marcado pelo esforço, o compromisso, a dedicação, a aprendizagem e a plena confiança de que, quando fazemos algo, estamos a faze-lo acreditando que não há uma forma melhor. O lado positivo é que os nossos interlocutores o notam e, embora nos possamos enganar, eles mantêm avaliações muito positivas”, expressa.
Na sua opinião,” ser líder nos últimos anos é fruto do esforço, tenacidade e busca da excelência em cada operação. Consegui-lo pelo terceiro ano consecutivo e, faze-lo neste ano tão atípico, é para nós um orgulho e reflexo do excelente trabalho de toda a equipa”. Oferecem aos seus clientes um serviço integral e totalmente personalizado. Querem ajudá-lo a construir o seu futuro com as máximas garantias de êxito. “Analisando o que fizemos, acredito que trouxemos ao setor um sopro de ar fresco”, declara. Insiste que soube rodear-se muito bem. Refere-se tanto à sua equipa como aos seus fornecedores e colaboradores que tornam o dia-a-dia mais fácil. Nesse sentido, o objetivo da FarmaQuatrium é continuar a ajudar os farmacêuticos a construir o seu futuro e que eles, e as pessoas que formam a sua equipa, continuem a reconhece-los “como os melhores”. Para ele não há orgulho maior. As pessoas que confiaram neles, colocaram nas suas mãos toda a sua gestão e negociação, tanto quando quiseram comprar, como quando quiseram vender uma farmácia. As principais inseguranças, surgem no momento de encontrar e apostar na farmácia ideal, no desenrolar do processo de negociação com a outra parte, a vertente legal e, claro, na hora de procurar e obter as melhores condições de financiamento.
Outro aspeto que está a crescer a um ritmo surpreendente é relativo à imagem. “As farmácias procuram diferenciar-se entre elas, ser especiais, com uma forma de comunicar com os seus pacientes diferente e original, sem deixar de lado o profissionalismo. A experiência do cliente e o espaço têm um valor muito importante na atualidade”, refere. Por isso, solicitam, através do seu departamento de projetos, a definição de algo tão importante como a sua identidade visual ou o desenho do espaço, reforçando a sua diferenciação.
O que mais os caracteriza é o serviço personalizado e à medida? Responde afirmativamente. “Gerimos operações que afetam pessoas com necessidades muito diferentes, sobre uma decisão muito importante e vital para o seu futuro. Por este motivo, acreditamos que oferecer um serviço demasiado estandardizado não nos levaria nunca ao êxito de cada operação”, argumenta. Faz ênfase em que “cada farmácia é única e cada proprietário também o é. Simplesmente tratamo-los assim”. Além disso, contam “com uma equipa altamente qualificada e jovem”, o que traz, tal como expressam na sua campanha dos 10 anos, “Força, modernidade, agilidade e capacidade de inovar”, entre outras qualidades imprescindíveis e altamente valorizadas numa atividade como a sua.
Questionado sobre o que mudou no setor farmacêutico nos últimos 10 anos, comenta que este “foi um ano em que nada se desenrolou com a normalidade suficiente para inclui-lo numa comparação, mas sim para tê-lo em consideração para o futuro”. É dizer, “este ano foi crucial, o setor está reivindicando o que considera que lhe pertence e isso é importante”. A Farmácia de Oficina consolidou-se como “o ponto de atenção sanitário mais acessível para a população”. O seu compromisso, cuidado, conselho e profissionalismo “tornaram-se mais imprescindíveis do que nunca e temos que o valorizar”.
O ano de 2020, apesar da covid-19 e ao contrário do que se pode pensar, será para a FarmaQuatrium um bom ano em que se vai manter o mesmo volume de negócio, que nos últimos exercícios e consolidar a sua liderança mais um ano. Durante os meses mais difíceis da pandemia, num clima de incerteza total e enfrentando algo totalmente desconhecido, os farmacêuticos levantaram muitas preocupações na gestão que foram diminuindo à medida que o ano avançava. “Como é natural, a pandemia esteve muito presente na atividade farmacêutica. O setor esteve à altura e saiu reforçado. As Farmácias de Oficina continuam a ser um negócio com alta rentabilidade”, certifica Pais Fagín. Com a aprovação do projeto de Lei dos Pressupostos Gerais do Estado e certas subidas de impostos a partir da sua aprovação nos princípios de 2021, algumas operações estão a agilizar-se. Quando voltarmos à nova normalidade, com a vacina para covid-19, prevê que “a farmácia consolidará o seu papel protagonista na prevenção, cuidado e conselho para uma melhor qualidade de vida na sociedade”. Não tem dúvida que veremos um setor farmacêutico unido e fortalecido.
Para os próximos 10 anos, gostariam de manter e reforçar a sua liderança nacional, prolongar a sua linha ascendente que os levou até a posição atual. “A nossa estratégia incorpora o reforço dos serviços das demais marcas do grupo apostando, como sempre, por um excelente serviço nas áreas de atenção ao cliente e a formação continua como uma mais valia”, refere. Mas, antes de tudo, querem continuar mais 10 anos ao lado dos farmacêuticos, acompanhando-os em cada passo do caminho para os ajudar a alcançar os seus sonhos e compartilhando o seu futuro”.
Na atualidade, a FarmaQuatrium é a empresa com maior crescimento do Grupo Quatrium. No entanto, não é a única empresa do grupo que apresenta muito bons dados de crescimento nestes anos, os Laboratórios Ozoaqua consolidaram-se como laboratório dermocosméticos de referência na inovação, segurança e eficácia devido ao seu princípio ativo estrela, os óleos ozonizados, indicados para o cuidado diário da pele de toda a família.
Devido a estes excelentes resultados, “o Grupo Quatrium situou-se nos últimos anos como uma empresa de referência no setor da farmácia em Espanha, com uma estratégia de negócio diversificada de serviços e produtos, especializada em serviços globais para o setor farmacêutico através das suas empresa FarmaQuatrium, líderes em gestão de compra e venda de farmácias; FarmaSoluciones, especializados no marketing farmacêutico; a FarmaVeritas, especialistas em analisar as compras da farmácia e os Laboratórios Ozoaqua, centrados na inovação de dermocosmética com óleos ozonizados”.
“A QUALIDADE HUMANA É O VALOR PRINCIPAL QUE NINGUÉM DEVERIA PERDER POR BENEFICIAR UMA ACTIVIDADE EMPRESARIAL. ISSO É O QUE NOS DIFERENCIA E ESTA É A NOSSA RECEITA.”